Nossa história
O sítio A Graça de Maria é a minha casa, para onde me mudei em 2016. É aqui que por mais de 30 anos, passamos os finais de semana e feriados prolongados, recebendo amigos e familiares. Mesmo com todo o amor que sentíamos por essa terra e sabendo que um dia nos mudaríamos para cá, a cidade continuava a ser a nossa rotina, com as exigências de grande metrópole. E assim, íamos adiando o convite que a terra nos fazia: o banho de cachoeira, o canto dos pássaros, o café quentinho, servido em bule, e a conversa, jogada fora com o povo da roça. A vida serena do campo ensinando novas experiências e um novo olhar sobre o que é simples e essencial!
Desenvolver um trabalho ligado à terra, mais precisamente com as ervas aromáticas e medicinais foi um passo natural, uma consequência da qual não podíamos fugir. Hoje, começa-se a falar do poder medicinal das florestas, uma terapia já bastante conhecida e praticada no Japão. O xamanismo, prática milenar dos povos indígenas nos trouxe a busca da visão, uma vivência profunda e transformadora.
Porém, foi ao pousar o olhar sobre as montanhas que nos cercam que passei a compreender o que tudo isso significa, a força de sua presença silenciosa, o equilíbrio que reina e sustenta as suas matas virgens, ocultando e protegendo a riqueza de suas ervas e árvores.
Instigada pelos cheiros que sentia ao entrar em um jardim ou nas matas, procurei a aromaterapia. Queria entender que cheiros eram aqueles que me transportavam para um lugar introspectivo de calma e magia! Mas logo percebi que eu não seria uma aromaterapeuta e sim uma destiladora dos óleos essenciais, produzidos pelas ervas, flores e árvores.
Me encanta pensar nas riquezas que as nossas matas escondem, ou mesmo no aroma do matinho, que é visto como erva daninha, mas que de daninha não tem nada, pois também é medicinal, mesmo que ainda não saibamos qual sua medicina e a quem se destina, ao homem ou a qualquer ser de outro reino. Afinal, me recuso a crer que o Criador/ Criadora tenha gerado superficialidades. A Vida é muito maior!
E assim, vivendo a natureza que me cerca, acabei montando uma pequena destilaria e venho desde então me maravilhando com o que as ervas me apresentam, seus óleos aromáticos, que interagem conosco, trazendo-nos a cura física, mental, emocional e espiritual! É mágico “viver” o óleo essencial e hidrolatos brotando suavemente: cores, aromas, densidade e perceber o que têm a nos dizer sobre a vida.
Foi a partir das ervas que pensei em abrir o sítio para práticas holísticas, que pudessem contribuir para o bem-estar dos que aqui vêm, buscando o crescimento espiritual, o autodesenvolvimento ou mesmo o simples contato com a natureza.
Então, é isso. O sítio A Graça de Maria é um espaço voltado para o bem-estar, onde cultivamos nossas ervas de maneira natural, orgânica e agroecológica. Produzimos mel, vinagres, própolis, recebemos grupos para práticas alternativas e oferecemos oficinas de destilação de ervas. Sempre penso que somos afortunados quando temos um pedacinho de terra, pois como disse Rita Lee, estamos no colo da mãe natureza e ela toma conta da nossa cabeça…
Ah, o nome A Graça de Maria recebi em minha primeira ida a Minas Gerais. É um presente que me honra, mas que também traz muita responsabilidade!
Graça Amim, casada, mãe, avó, assistente social e produtora rural… uma mulher que crê!





Quer conhecer mais?
O sítio A Graça de Maria é um espaço voltado para o bem-estar, onde cultivamos nossas ervas de maneira natural, orgânica e agroecológica. Entre em contato para saber mais sobre o nosso trabalho.