Melitos

Melitos, o que são?

Tradicionalmente conhecido como um superalimento, há milhares de anos, o mel vem sendo consagrado pelos diversos benefícios que proporciona à saúde, especialmente ao sistema imunológico, aparelho digestivo, como expectorante, energético, probiótico, enfim os benefícios são tantos, que fica até difícil de enumerar.

E quando esses benefícios são aliados às frutas e ervas aromáticas, como o limão e a menta? Pois o melito é exatamente isso. Através de um processo longo, o mel, como solvente, vai absorvendo as propriedades medicinais da menta ou do limão siciliano, que sob um calor doce e suave, vai cedendo as suas propriedades medicinais ao mel. E ao fim de dois ou de até três meses, esse processo terá se completado e o melito, pronto para ser consumido!

Melitos A Graça de Maria
  • Melito de açafrão: sistema digestivo, imunológico, articulações, potente anti-inflamatório, antioxidante;
  • Melito de menta: age no aparelho respiratório;
  • Melito de gengibre: aparelho respiratório, sistema gastrointestinal, também potente anti-inflamatório e antioxidante; combate enjoos e náuseas;
  • Melito de limão siciliano: feito a partir das cascas do limão siciliano, ricas em óleo essencial, protege o aparelho respiratório, ajudando a prevenir gripes, resfriados e dores de garganta, estimulante do sistema imunológico, excelente para o aparelho digestivo.

OBS: O consumo de gengibre em quantidades excessivas pode ocasionar hipoglicemia em pessoas diabéticas ou hipotensão em pessoas que possuem hipertensão. Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos para afinar o sangue, como a Aspirina, por exemplo, devem buscar orientação médica antes de consumir o gengibre, pois ele pode potencializar o efeito do remédio e causar mal-estar e sangramentos. O consumo de gengibre pelas gestantes também deve ser orientado pelo médico.

Fonte: tuasaude.com