Vinagres

O vinagre A Graça de Maria é totalmente artesanal, elaborado a partir da matéria-prima 100% orgânica, cultivada no próprio sítio.

Vinagre, o que é?

O vinagre A Graça de Maria é totalmente artesanal, elaborado a partir da matéria-prima 100% orgânica, cultivada no próprio sítio. São vinagres vivos, que preservam a colônia de “bactérias do bem”, também chamada de madre, a mãe do vinagre. E por isso, caso surja alguma matéria no interior do vidro, é somente a multiplicação da madre, pois ela continua se reproduzindo, mesmo depois do vinagre envasado.

Muito se fala do vinagre de maçã, mas poucos sabem que podemos fazer vinagres de absolutamente tudo: ervas, raízes, frutas… E todos vão trazer os benefícios da matéria-prima com que são feitos. Com usos variados, os vinagres podem ser usados não só na culinária, mas para limpar a pele e enxague dos cabelos… um uso na saúde, por exemplo, é o de massagear as pernas com o vinagre de banana no caso de câimbras!

O sítio A Graça de Maria elegeu cinco matérias-primas: açaí, aroeira-pimenteira, banana, coco, manjericão e mel. Cada tipo de vinagre preserva as qualidades nutricionais e o benefício de sua matéria-prima.

E quando esses benefícios são aliados às frutas e ervas aromáticas, como o limão e a menta? Pois o melito é exatamente isso. Através de um processo longo, o mel, como solvente, vai absorvendo as propriedades medicinais da menta ou do limão siciliano, que sob um calor doce e suave, vai cedendo as suas propriedades medicinais ao mel. E ao fim de dois ou de até três meses, esse processo terá se completado e o melito, pronto para ser consumido!

  • Açaí: anti-oxidante e energético;
  • Aroeira-pimenteira: anti-inflamatório;
  • Banana: rico em potássio, ótimo para quem pratica esportes;
  • Coco: hidratante;
  • Mel: energético;
  • Manjericão: uma delícia nas saladas!!!

Vale a pena mencionar que todos os vinagres, inclusive o Oxymel, são purificadores energéticos e que assim sendo, sempre irão promover alguma limpeza nesse campo.